Tradicionalmente, o segundo semestre é o período mais aquecido para o Varejo. Afinal, impulsionado por datas como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, o fim de ano representa um grande volume de vendas e lucros para o segmento.
Contudo, a crise e a transmissão do coronavírus continuam e, consequentemente, as restrições de circulação. Pensando nisso, trouxemos um panorama do que os principais setores do varejo podem esperar para o segundo semestre, além de insights para otimizar seus resultados. Continue a leitura!
Primeiro semestre
Entre os setores mais afetados pela pandemia, o Varejo é, sem dúvidas, um dos que vem se recuperando mais rapidamente. Apesar dos números terem recuado no primeiro trimestre devido às restrições, a partir de abril as vendas avançaram.
O Varejo físico foi muito afetado durante todo esse período de pandemia e estima-se que mais de 75 mil lojas foram fechadas em 2020. Porém, com a gradual diminuição das normas de circulação, o fluxo de clientes em lojas físicas do país aumentou cerca de 77% no mês de maio. Além disso, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em 2021, 54% dos consumidores entrevistados afirmaram realizar compras em estabelecimentos através do sistema drive-thru.
No caminho oposto ao do varejo físico, o comércio eletrônico, que já vinha apresentando crescimento, atingiu um aumento de 74,4% em suas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado.
O crescimento apresentado no Varejo, físico e online, no primeiro semestre foi significativo para o segmento. Fazendo com que as expectativas para o segundo semestre sejam ainda mais positivas e as oportunidades de vender mais sejam maiores.
Super e Hipermercados
De janeiro a maio, o setor de super e hipermercados apresentou um aumento de 5,32%, segundo o Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros da Abras.
Um dos fatores que contribuiu para esse desempenho positivo foi as inúmeras adaptações que o setor passou desde o início da pandemia. Além disso, o pagamento do auxílio emergencial e antecipação da primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas também impulsionaram esse aumento.
Entretanto, se a intenção para o segundo semestre é aumentar ainda mais as vendas e atingir novos públicos é preciso que o setor aposte na integração digital e experiência do cliente. Afinal, com o distanciamento social, as compras online têm se tornado cada vez mais frequentes. Prova disso é que 29,40% dos consumidores afirmam adquirir itens de supermercado por meios digitais, fazendo com que as vendas aumentassem de 9% para 30% nos últimos meses.
Varejo de Moda
Segundo a Associação Brasileira do Varejo Têxtil, 100% dos varejistas reportaram vendas melhores em maio em comparação aos meses anteriores, tanto em lojas físicas quanto no e-commerce.
Entretanto, um dos grandes desafios do varejo de moda vem sendo criar experiências relevantes para o seu consumidor. Afinal, o desejo do consumidor em ser atendido em qualquer lugar e em qualquer formato se tornou ainda mais forte durante a pandemia. Portanto, caberá ao setor entender esse novo momento e proporcionar uma experiência verdadeiramente omnichannel através da integração entre ambiente físico e online.
Além disso, outro grande desafio do varejo moda será recuperar o crédito de inadimplência acumulado no primeiro semestre. Segundo o índice realizado pela fintech Meu Crediário, em maio a inadimplência aumentou 27% em relação ao mesmo período no ano anterior.
Varejo Farma
Assim como o setor de super e hipermercados, o Varejo Farmacêutico vem apresentando crescimento acelerado desde o início da pandemia. Em 2020, o setor apresentou um crescimento de 15,6% e, segundo estudos da Close-Up International, deve superar R$100 bi de receita ainda em 2021. O resultado representaria um aumento de 10,8% em comparação aos resultados do ano anterior.
Porém, é importante ressaltar que, apesar do crescimento, as principais oportunidades para alcançar melhores resultados se encontram na implantação de novas tecnologias e aprimoramento da infraestrutura de gestão, seja para grandes redes ou farmácias independentes. Assim como os demais setores varejistas, com o crescimento das vendas online, é preciso investir em soluções para gestão otimizada de vendas, dados e automatização de processos.
Além disso, o varejo farma precisa ser mais acessível ao consumidor que busca bem estar. Segundo a IQVIA, em 2020, grande parte das vendas se deu pela procura por suplementos vitamínicos e produtos fora da cesta de medicamentos. Por isso, é preciso avaliar se a oferta de produtos atende aos anseios do novo consumidor.
O Varejo no segundo semestre
Os avanços na vacinação tendem a reduzir cada vez mais a necessidade de restrição, além de aumentar a confiança dos consumidores. Porém, o desemprego, a inflação alta e o crédito mais elevado tendem a desafiar a tão sonhada retomada no comércio, já que afeta diretamente o consumo. Entretanto, toda crise abre oportunidades para quem está preparado.
Os consumidores já não possuem fronteiras entre o online e offline, o que importa é a sua marca. Desde o início da pandemia, os varejistas com uma forte presença digital foram capazes de manter contato com seus clientes mesmo com as lojas fechadas e agora, na retomada do crescimento das vendas físicas, tem reagido rapidamente às mudanças de comportamento do consumidor.
A Transformação Digital do seu varejo vai muito além do e-commerce. Aliando soluções a uma cultura digital, é possível traçar novas estratégias e impulsionar resultados. Além disso, investindo em estratégia como o omnichannel é possível transformar o seu relacionamento com o consumidor, promovendo não só o aumento das vendas, como a fidelização do cliente.
Ah, e não se esqueça dos dados! Pois só através de uma boa análise será possível conhecer o novo consumidor, seus hábitos de compras e também aprimorar tomadas de decisões.
As expectativas para o Varejo no segundo semestre são positivas e as oportunidades de vender mais serão cada vez maiores. Por isso, prepare-se para atender bem seus clientes e aumentar a performance do seu negócio. A Smart NX oferece soluções completas para transformar o seu Varejo. Da venda à cobrança, passando pelo atendimento ao cliente e backoffice, nós temos a estratégia perfeita para otimizar seus resultados. Fale agora com um de nossos analistas!